quarta-feira, 7 de novembro de 2012

MOMENTO MISSIONÁRIO - VENEZUELA

ESTÁ SEMANA ESTAMOS ORANDO PELA...
VENEZUELA
Historicamente o catolicismo romano é a religião mais importante na Venezuela, situação que se mantém, uma vez que 85,7% da população identifica-se pelo menos nominalmente com esta denominação. A liberdade religiosa está consagrada na constituição da Venezuela, sendo o país tolerante face a outras religiões. A seguir ao catolicismo, destacam-se várias igrejas protestantes (12%) e pequenos grupos de judeus (sobretudo em Caracas e Maracaibo) e muçulmanos. Alguns índios ainda praticam as suas religiões ancestrais.
À semelhança do que acontece em outros países da América Latina praticam-se na Venezuela cultos sincréticos que são uma fusão de elementos das religiões indígenas, da religião dos descendentes dos escravos africanos e do catolicismo, como o culto de María Lionza.

Etnias

O povo venezuelano inclui uma rica combinação de heranças. Com o processo de colonização espanhola, houve uma miscigenação entre ameríndios, africanos e europeus(principalmente espanhóis . A maioria da população hoje tem ascendência em um ou mais grupos citados anteriormente. A população se identifica da seguinte forma:
  • 75,4%: multirracial (de qualquer tipo).
  • 16,9%: descendentes de europeus.
  • 2,8%: ascendência Africano.
  • 2,7%: ameríndio.
  • 2,2%: brasileira.
De acordo com um estudo genético de DNA autossômico, realizado em 2008, pela Universidade de Brasília (UnB) a composição da população da Venezuela é a seguinte: 60,60% de contribuição européia, 23% de contribuição indígena e 16,30% de contribuição africana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário